Sobre falar em público…

Sobre falar em público…

Falar em público é um tema que deixa muitas pessoas nervosas, já ouvimos alguma vez alguém falar que não tem o dom de falar em público; o fato é que expressar-se em público não é um dom e sim uma habilidade a ser desenvolvida e trabalhada.

Não aceito jamais esta abordagem do dom, porque isto implicaria que alguns homens são mais especiais que outros, quando acredito, verdadeiramente, que todos somos iguais, e que temos três habilidades que ditam as aptidões paras as múltiplas Inteligência, e são: habilidade cognitiva; habilidade social; e habilidade emocional.

Estas três habilidades são as que devem ser acionadas em nós para adquirir certa facilidade em falar em público. Obviamente os três conceitos são absurdamente complexos e não absorvemos todos ao mesmo tempo e rapidamente, o processo como um todo requer autoconhecimento e conscientização.

A consciência é um fator fundamental pois entender o contexto social em que o discurso se aplica; os envolvidos; os receptores da mensagem os vínculos que os ouvintes estabelecem com você colabora com o sucesso de falar em público e com o conforto que você poderá sentir-se com o conteúdo exposto.

Não nos esqueçamos que estar instruído no assunto e conhecer os motivadores da conversa é essencial para esta prática. Recorro ao discurso de Martin Luther King em sua luta contra a segregação nos EUA, a o direcionamento de seu discurso que pode ser conferido neste link.

Note que ele utiliza figuras nacionais, os estados para incitar o amor nacional e as crianças que são uma representação do legado para emocionar as pessoas. Ele possui consciência clara de sua motivação social (luta contra a segregação) e as motivações emocionais (o alvo do discurso, na minha concepção são os brancos).

Claro que até chegar a este nível muito estudo deve ser feito, mas falar em público é uma habilidade muito especial, pois nos possibilita oportunidades, vale a pena exercitar…

Enquanto isso vai praticando com estas 7 dicas!

 

 





About the author

Daiane Monteiro
Daiane Monteiro

Daiane Monteiro, carioquíssima; cosmopolita; apaixonada por arte; principalmente literatura, música e cinema. Uma observadora distraída para o óbvio e muito atenta ao inesperado! Pelo universo em que estamos é que me interesso... Aprender e ensinar é minha sina... Nossa sina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *