Prazer em conhecer! A si mesmo…

Prazer em conhecer! A si mesmo…

Autoconhecimento. Conhecer a si. Ver-se. Reparar-se. Perceber os efeitos de si. Tudo isso, um processo cíclico e contínuo. Na minha concepção impossível, mas tentar é dotar-se de poder. Somos seres extraordinários, e vamos muito além do que somos enxergados, por isso escolhi o iceberg para figurar este post. Vem aqui ler e refletir um pouco comigo!

Essa semana tive, entre muitos, um momento feliz bem específico. Um amigo saindo de um período de deprê, depois de meses em tratamento ele falou de si mesmo e das soluções para os seus anseios e percebi que a dificuldade foi superada porque num determinado momento ele olhou para dentro de si. Fez mais silêncio, tentou se perceber. E percebeu.

Não acredito que possamos nos entender com toda a complexidade que somos, mas podemos, certamente, andar mais no caminho do autoconhecimento. E isso pode trazer benefícios para nós e para os que nos cercam, pois o processo envolve mais silêncio acerca de si próprio e mais observação, ou seja, acaba cooperando para a sabedoria geral. E sabemos que estar perto de alguém sábio faz toda diferença.

Em Filosofia (não dá mesmo para não falar sobre ela), o conhecer a si próprio envolve o processo de ética. Assim, um homem que se conhece é um ser ético na sociedade. Conhece-te a ti mesmo (Sócrates). Na Filosofia moderna, Nietzsche sugere a autocrítica, pois ele nunca foi dos mais otimistas sobre o que é humano. Eu penso que as duas se complementam. O processo de conhecer a si é a totalidade do que gostamos de realçar e do que precisamos esconder.

Quer tentar um exercício?

Vamos fazer 1 lista com 10 características que gostamos. 10 coisas que vc adora sobre você. E outra lista com 10 coisas que você odeia a respeito de si mesmo. Não tenha vergonha das suas qualidades, nem se rotule presunçoso, e seja sincero sobre os seus pontos negativos.

Depois você pode classificar cada um dos pontos em externo, ou seja para as pessoas; ou interno, para consigo mesmo. Outra coisa importantíssima… lembrar de suavizar a cada dia os pontos negativos, supera-los e desenvolver mais ainda os pontos positivos.

E tenha sempre pensamentos bons… eles mudam o mundo!

 

 





About the author

Daiane Monteiro
Daiane Monteiro

Daiane Monteiro, carioquíssima; cosmopolita; apaixonada por arte; principalmente literatura, música e cinema. Uma observadora distraída para o óbvio e muito atenta ao inesperado! Pelo universo em que estamos é que me interesso... Aprender e ensinar é minha sina... Nossa sina!

One Comment

Leave a comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *