Organização Financeira
Oi gente!!! O assunto tá em alta, afinal, temos perdido um pouco do nosso poder de compra e as expectativas para nossa economia está bem incerta. Vamos nos organizar?
Preciso confessar: Tenho me enrolado bastante no assunto de finanças pessoais. Então, busquei uma ajudinha e tô esperançosa de que vai dar certo. Há um tempo atrás vi uma palestra do Cerbasi na facul, li alguns conteúdos, e até escrevi sobre isso AQUI.
Separei alguns passos fáceis para quem nunca se organizou financeiramente (como eu) e que pode começar a nos tirar do sufoco nestes tempos tenebrosos heheh… Vamos lá!
1 Dia para Organizar
Deve haver um dia no mês para sentar e dedicar um tempo às despesas, fluxo de gastos e sobra. O ideal é ter uma planilha onde possamos colocar os ganhos e gastos; devemos nos certificar de ter uma sobre de pelo menos 20 a 30 por centos dos nosso ganhos.
Priorizar
Quando os gastos são maiores que a receita (ganhos) é hora de atacar este desequilíbrio. E não há outra aneira que cortar o que não é essencial. Devo admitir que este é um dos passos mais difíceis, porque todos amamos uma vida de supérfluos né?! Mas te garanto que é necessário, porém transitório. Idas ao restaurante, passeios, viagens ou compras supérfluas podem esperar até que o equilíbrio financeiro seja retomado.
Objetivo Financeiro
Devo estabelecer um objetivo financeiro (estou nessa parte do meu planejamento). Uma meta deve ser estabelecida, como comprar um carro ou viajar, e com odo que soba alocamos uma parte dentro desta meta. Acho que esse é o passo mais leagl, pois me parece uma recompensa.
Poupar
A organização das finanças pessoais tem seu pilar em poupar sempre. Este deve ser um compromisso. Devemos nos assegurar de direcionar à poupança pelo menos de 20 a 30 por cento da nossa receita. Para fins motivacionais, pense que se você acumular 20% do teu salário todo mês em uma poupança, quanto teria ao final e 12 meses? Hum… muito me agrada!
Não ao endividamento
Limitemos ao máximo o endividamento, E antes de comprar devemos responder às perguntas: isto é essencial? já fiz uma pesquisa de preço? se eu esperar um pouco compro a vista? É muito importante aprender a usar os cartões de crédito e as opções de financiamento para o que realmente importa.
E é com muita DICIPLINA que devemos pensar sobre este assunto e nos precaver nestes dias incertos. Vamos ficar rycos?
Beijos e boa semana!