O Sócio: o remédio amargo, mas necessário, das pequenas empresas

O Sócio: o remédio amargo, mas necessário, das pequenas empresas

Se a tarefa de recuperar uma empresa financeiramente pode ser desgastante, fazer isso recebendo ordens de Marcus Lemonis, empresário veterano duro na queda, é a receita para o estresse. Afinal de contas, os gritos, puxões de orelha em público e tantas outras provações pelas quais passam os donos dos negócios mostrados em O sócio, reality show bem-sucedido do History Channel, não são para qualquer um.

Dono de uma megaempresa, a Camping World, e com um currículo que inclui a recuperação de mais de cem empresas nos últimos dez anos, Lemonis aborda, a cada episódio, um negócio à beira da falência e cujos donos estão prontos para fazer um acordo. Após visitar a matriz da empresa e apontar as (muitas) falhas de gestão, faz a proposta: o investimento de centenas de milhares de dólares do seu dinheiro em troca de uma parte (geralmente a maior fatia) da sociedade. Encarando como um remédio amargo, mas necessário, todos os empresários aceitam o acordo.

É nesse ponto que os conflitos começam, já que Lemonis não é nem um pouco diplomático ao mostrar as rotinas e comportamentos que estão levando o negócio a fracassar. Ao apontar os donos como os culpados dos problemas financeiros e criticá-los abertamente na frente dos funcionários, geralmente os leva a ter reações explosivas, que são o ponto alto da ‘tensão’ do programa. No final das contas, o telespectador fica sem saber se sente mais antipatia pelo empresário incompetente ou pelo protagonista arrogante do reality. A balança, no entanto, acaba pesando naturalmente a favor de Lemonis, já que seus conselhos dão inequivocamente certo.

Lemonis presencia uma das brigas do casal proprietário da worldwide trailers.

Lemonis presencia uma das brigas do casal proprietário da worldwide trailers.

 

Talvez o aspecto mais interessante de O Sócio seja a diversidade dos casos abordados por Lemonis. A cada semana, eles surpreendem: uma floricultura, uma marca de sorvete, uma fabricante de trailers, uma academia – todos os negócios têm uma dinâmica própria e uma grande carga de questões humanas por trás das questões econômicas. No caso da Mr. Green Tea, a empresa fabricante de sorvete, por exemplo, o conflito que impedia o crescimento da empresa era o choque de ideias do filho progressista com o pai tradicionalista, que havia fundado o negócio. Já no caso da Worldwide Trailers, a fabricantes de trailers, os negócios eram tocados por um casal recém-divorciado que não conseguia separar o drama pessoal do ambiente profissional.

Concordando ou não com a técnica do Sócio, a verdade é que, por mais não-ortodoxa que seja  sua abordagem, Marcus Lemonis consegue o que se propõe: dar nova vida às empresas, melhorando os processos e garantindo a manutenção dos empregos dos funcionários. Para os donos de negócio que sobrevivem ao caminho das pedras, resta o alívio de saber que o futuro será melhor e, para os telespectadores, resta não só o entretenimento, como até mesmo uma ou outra ideia que se pode levar para a própria vida.





About the author

Manuela Bezamat
Manuela Bezamat

Manu Bezamat é carioca, criadora do blog [Plata]forma e mais aficionada por TV do que gosta de admitir. Em 'Na TV', escreve sobre séries, artistas, notícias e tudo mais que tenha a ver com o universo televisivo.

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