Dieta de Informações

Dieta de Informações

Há um tempinho  atrás fiz AQUI uma postagem sobre os memes, o porquê desse nome, e a teoria de base para essa parte tão presenta da nossa cultura.

Isso me levou a algumas leituras relacionadas a cultura informacional, etc… algumas coisas muito intrigantes e outras que para a minha concepção são meio blá blá blá.

Sobre dieta, que nem é algo que posso ter propriedade para falar entendo que está muito ligada à relação estabelecida entre a pessoa e a comida.

A comida não vem até mim por vontade dela, logo isso me faz responsável pelo que como, pelo que escolho comer. E o tema dieta de informações é isso: escolher. Mas, por quê?

Sempre ouvimos que informação é algo de muita importância, e seu conceito está relacionado ao poder. Vamos à alguns dados, em média gastamos 11 horas do nosso dia consumindo informações, que nos chegam através de grupos do whatsapp, sites de notícias, anúncios, outdoors etc. Geralmente, ficamos curiosos e como a informação está ao alcance dos dedos vamos lá.

A questão é que isso delimita um pouco o exercer do pensamento próprio, a formação de opinião, e eu sempre pensei que isso fosse culpa dos canais, mas é culpa da relação que tempos com eles. Portanto, a dieta de informações torna-se fundamental para desenvolvimento do pensamento direcionado.

O princípio é o mesmo da dieta alimentar, escolher o que nos faz bem. Então se eu busco desenvolvimento profissional devo iniciar o engajamento nos grupos das redes que estão falando sobre a minha área de atuação; escolher notícias e leituras mais dedicadas a este tema.

E isso pode ser aplicado à diversas áreas do conhecimento, e do pensamento. Tá muito na hora de pensarmos nas informações que consumimos do jeito que pensamos no que comemos.

Ainda não sou o exemplo de dietas, mas nessa de informações eu emplaco!

 





About the author

Daiane Monteiro
Daiane Monteiro

Daiane Monteiro, carioquíssima; cosmopolita; apaixonada por arte; principalmente literatura, música e cinema. Uma observadora distraída para o óbvio e muito atenta ao inesperado! Pelo universo em que estamos é que me interesso... Aprender e ensinar é minha sina... Nossa sina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *