Turista na própria cidade – Museus no Rio que vale a pena visitar
Olá a todos! Eu tenho uma paixão enquanto viajo: a história… por onde viajo fico sempre impressionada com a história e o valor que se dá a história de determinado local. As vezes fico tão contagiada que me dá vontade de passar a viver no tal local.
Não importa a viagem, se eu faço um trajeto cultural, acabo querendo adotar o estilo de vida da outra cidade, país etc. Porque com a história tudo faz mais sentido. Acontece que me apaixono pela história do local visitado, porque como turista dou importância a ela. Que tal se agirmos como turistas dentro da nossa própria cidade?
Aí vai uma lista de 5 museus, que talvez não tenham visitado ainda, para conferir no centro da cidade:
Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC):
Situada em na Rua Leopoldo Fróes, 37 em Santa Tereza, a ABLC tem parte do seu originário do antigo Centro de Cultura São Saruê, centro de cultura nordestina, é constituído por cerca de treze mil folhetos e mil e trezentos títulos de temática da cultura popular, literatura de cordel, cultura nordestina e sertaneja. A casa funciona todos os dias de 09:00 às 19:00.
Centro Cultural da Bíblia (CCB)
Situado na Rua Buenos Aires, 135, no centro, o CCB além de abrigar deversar expressões artísticas sasonais, o centro conta com uma exposição permanente que narra o trabalho desenvolvido pelas Sociedades Bíblicas do Brasil e do mundo, assim como uma síntese da história do Livro Sagrado, desde as suas origens até os dias atuais. Diariamente das 09:00 às 17:00.
Fundação Casa França Brasil
Com sede na Rua Visconde de Itaboraí, 78 “colada” no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – que também vale a pena conferir – a Casa França Brasil é um prédio histórico, consta como primeiro registro do estilo neoclássico na cidade, projeto encomendado, em 1819, por D. João VI. Possui uma Sala de Leitura, localizada em uma das salas laterais do prédio, disponibiliza ao público, para consulta no local, um acervo diversificado de catálogos e livros sobre arte contemporânea. Funciona de terça à domingo de 10:00 às 20:00
Museu Judaico do Rio de Janeiro (MJRJ)
Localizado no Centro da cidade na Rua: México, nº 90, sala 110-1, o MJRJ promove e divulga a cultura judaica presente no Brasil, desde o século XVI. Vale a pena conferir a memória das sucessivas ondas migratórias que formaram a comunidade está documentada em um acervo representativo de uma cultura ancestral. Seu horário de funcionamento é de Segunda a quinta-feira, de 10 às 16 horas; sexta-feira, de 10 às 14 horas.
Museu LIGHT da Energia
Com toda a temática atual em torno dos recursos de Energia, vale a pena conferir as visitas guiadas no museu Light de Energia, o visitante é convidado à reflexão por meio de várias atividades experimentais. No Museu Light as visitas são apenas as guiadas em horários fixos: 11:15 às 12:45; 13:30 às 15h; 15:30 às 17h.
Aproveite e sejamos turistas em nossa própria cidade. E que além dos trajetos dos butecos (maravilhosos), possamos traçar trajetos culturais.
Tenham todos uma semana maravilhosa!