Estudar online

Estudar online

Semana passada fiz um post AQUI sobre como é importante parar de dar desculpas, de nos auto boicotar na perseguição dos nossos objetivos. E um exemplo maravilhoso que tivemos aqui pertinho foi o heroísmo dos nossos atletas paraolímpicos.

Hoje quero falar sobre uma experiência muito bacana que tenho tido. Há 1 ano e meio resolvi me matricular em uma segunda universidade.  Comecei com uma questão que poderia ser um obstáculo. Com trabalho, casa, e outros afazeres, comecei a me perguntar sobre o tempo.

Como gosto de realizações acima de tudo, fui tentar resolver esse problema, e a solução mais plausível para mim no momento foi o ensino à distância.

Ponderei? sim, claro! Não tanto, pois já havia cursado Design Instrucional, além de ter minha graduação voltada para o ensino e suas tecnologias. Então caí dentro!

Parece que foi ontem, mas já estou no meu terceiro período, e estou amando a experiência. Devo admitir que é igualmente cansativo, só que tenho tempo de estar presente em casa como o namorado e nosso bebecão Scott e ao mesmo tempo estudando bastante.

O estudo autodirigido é algo muito proveitoso, e exercita uma disciplina sem igual (pelo menos em mim). O hábito está alterando positivamente outros hábitos, e trabalhando alguns conceitos sociais que eu tenho. O de presença e ausência, por exemplo. Meus professores e colegas estão presentes ativamente no processo de aprendizagem, pela tecnologia empregada no ensino.

Tenho algumas dicas para quem quer começar a estudar online:

1 – Tecnologia: Preste atenção aos recursos, como computador, boa conexão etc. Ser interrompido por conta de conexão à rede ou um computador lento pode tornar o processo de aprendizagem desagradável.

2 – Autodisciplina: Crie uma agenda. As matérias começam empilhadas, e assim como uma pilha de louças, elas não vão se desempilhar sozinhas.

3 – Evite distrações: Você está em casa, mas deixe claro aos outros moradores que você está estudando. É fundamental desligar a TV.

4 – Seja capaz de trabalhar sozinho. As dúvidas virão, mas tenha paciência, os fóruns estão aí pra isso.

5 – Divirta-se, acompanhe a sua evolução e comemore os resultados.

Quer começar? A Universidade Harvard disponibiliza cursos online, clica AQUI.

É isso… Bora estudar cambada!





About the author

Daiane Monteiro
Daiane Monteiro

Daiane Monteiro, carioquíssima; cosmopolita; apaixonada por arte; principalmente literatura, música e cinema. Uma observadora distraída para o óbvio e muito atenta ao inesperado! Pelo universo em que estamos é que me interesso... Aprender e ensinar é minha sina... Nossa sina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *