Veja Scandal sob a Ótica de Rowan Pope e Repense a Série
Filosoficamente falando, a verdade é um ponto de vista. Mas como isso pode ser aplicado ao que vemos numa série de TV, como ‘Scandal’? Simples: basta separar um personagem polêmico, como Rowan Pope, e enxergar a série através dos seus olhos. Bem, se você não tem coração forte e odeia spoilers, é melhor parar por aqui.
Já escrevi outros posts sobre ‘Scandal’. Se você gosta de mim, ajude-me a elevar os pageviews dos posts antigos e não serei demitido! 🙂
Quem gosta de Scandal?
Dez anos no passado e duas novas temporadas para o futuro
Rowan Pope, ou Elijah para os íntimos (prefiro chamar de Papa Pope), é o todo-poderoso da agência B613 e faz você ter síndrome do pânico só por compartilhar o mesmo elevador. Estamos inclinados a não gostar dele. Afinal, ele matou o filho do presidente, trancafiou a própria esposa num buraco por trocentos anos e é, digamos, um pai meio controlador. Mas essa é a verdade mostrada pela série através da perspectiva dos gladiadores. Imagine se a série se chamasse ‘Bureau 613’ e Elijah fosse o seu protagonista? Olha como o cenário muda.
Papa Pope é nomeado comandante de uma agência secreta e poderosa, que tem como objetivo manter a ordem na República Americana. Vamos combinar que esse emprego não é bolinho e envolve decisões difíceis e polêmicas. Só para lembrar que o Presidente Grant mandou uma cabeçada de soldados para Angola somente para salvar Olívia (e eles morreram, claro). E mesmo assim todos nós gostamos do Fittz. Ou seja, a perda da empatia por decisões polêmicas depende muito…
Nosso protagonista é obrigado a levar uma vida dupla, fingindo ser paleontólogo, para preservar a família dos seus inimigos. Descobre que a esposa é uma agente secreta aloprada que roda o mundo matando por dinheiro. Esqueça “Mr. & Mrs. Smith”! Maya Lewis é uma praga e não gosta de ninguém. O que Rowan fará? Marcará uma sessão de terapia conjugal ou chamará a assassina que o enganou para um final de semana num resort familiar em Cancun? Nada disso: acaba com essa mulher (ou joga no buraco e tampa)! Está fácil pra ninguém. Muito menos para o nosso Papa Pope. Traído pela mãe da sua filha, o manda-chuva da B613 tem que eliminar o problema. Tocado pelo remorso, tipo ‘caraca, ontem mesmo ela espremeu os cravos das minhas costas’, ele opta por sequestrar Maya e abater o avião em que supostamente ela embarcaria para justificar o sumiço. Bem, não foi lá uma boa decisão, principalmente porque no avião estavam mais de 300 pessoas. Mas quem nunca fez besteira em nome do amor?
Rowan Pope é implacável com os subordinados. O homem respira e a galera já solta um peidinho molhado de pavor. Ele gosta de mandar e imediatamente ser obedecido. Faz os agentes trabalharem 24h por dia, anularem suas vidas e muitas vezes até abandonarem as famílias. Trata os insubordinados com mão de ferro: joga no buraco por anos ou elimina. Ele não é um chefe legal, mas não é muito diferente do seu. Você recebe Whats APP nos finais de semana com mensagens que levam ao pânico ou algum dia já voltou da fila do elevador porque não concluiu o relatório desnecessário que o ‘boss’ solicitou? Morre de medo de um dia ser demitido por justa causa e aguenta piadas e gritos com resignação, achando que está morrendo aos poucos? Pois é… e olha que o seu chefe não está zelando pela integridade do país mais poderoso do mundo. Em outro emprego ele seria considerado somente workaholic, dedicado ou focado na carreira.
Papa Pope é um pai zeloso e sempre está de olho na filha. O problema de Olivia Pope é o excesso de mimo. Ela se acha melhor do que todo mundo e muito mais inteligente. E não gostou nada de saber que o pai era um blaster-fodão comandante de um bureau de espionagem e cortou relações com ele. O que ele fez? Respeitou a vontade da filha, mas ficou de olho em suas peraltices. Que tal listar algumas travessuras de Olívia?
- Ajudou a eleger o Presidente FRAUDANDO a eleição junto com a primeira-dama, o chefe de campanha, uma juíza e um senador. Enquadra em formação de quadrilha?
- Envolveu-se com um homem CASADO, e que era seu chefe e também Presidente dos EUA, com a gentil conivência da esposa ambiciosa, e mandava ver no Salão Oval. Alguém lembra de Mônica Lewinsky?
- O caso com o Presidente ficou sério, a primeira-dama surtou e começou a fazer a ESPOSA TRAÍDA: ameaças, chantagens, confusão, flagras constrangedores… Opa! Olha o distúrbio na República e a B613 entrando na parada. E se ter um caso com o colega de escritório já é osso, imagina quando ele é o presidente…
- Olívia tem uma turminha de amigos bem BARRA PESADA. Assassino maluco, foragida descompensada, gente que saiu do submundo (mas o submundo não saiu da pessoa) e traumatizada que não foi buscar ajuda psicológica. E como a bondosa filha de Rowan ajuda seus coleguinhas? Incentivando-os a fazer coisas horríveis! Sim, Olívia é a típica garota popular dos filmes de high school. #pessimaInfluencia;
- Junto com a turminha, chamada de Gladiadores, Olívia faz muito bem o seu TRABALHO. Ora chantagem com que não coopera, ora ensina a mentir, ora age sem pensar no próximo (e geralmente esse será o próximo a morrer), some com cadáveres e esconde evidências de crime e, quando o negócio aperta mesmo, dá uma sumida básica e deixa todo mundo na mão.
Você quer ser pai da Olívia? Acredito que não… Mas o velho Rowan está lá tentando consertar as cagadas da filha. Só que ele é o chefe de uma agência de espionagem e não vai roubar a senha do Facebook pra fuçar as mensagens inbox, né? Papa Pope faz isso em nível profissional. E aquela máxima de que amor de pai não tem limites? Enquanto o seu pai acordava de madrugada para te buscar na festinha, o Elijah mata o filho do presidente para garantir que, como a filhota queria, ele fosse reeleito (dessa vez sem fraude). E vale lembrar que Olívia já atirou no pai. Nem terapia familiar soluciona.
Você concorda, discorda ou muito pelo contrário? Lembra de alguma traquinagem de Olívia Pope que eu não tenha listado? Nutre ternura pelo velho Papa Pope? Deixa o seu comentário no post!
Adorei! Mas tenho medo do Papa Pope!
Mas na nova série ele seria o mocinho. ìamos curtir ele!