Sobre as finanças pessoais
Oi pessoal, o tema finanças pessoais, ou economia doméstica me deixou muito intrigada depois de assistir uma palestra do Gustavo Cerbasi.
De longe um tema que eu esperaria falar alguma vez na vida. O fato é que eu gosto de escrever sobre algum assunto que pintou na semana e me deixou pensando. O desta semana, me fez repensar muito os gastos, e a maneira como eu trato o tema dinheiro. O palestrante é autor de diversos livros de finanças pessoais, best sellers como <Casais inteligentes enriquecem juntos> e <Adeus, aposentadoria>; admito que não é o tipo de literatura que me chama atenção, pelo menos até o momento.
Acho mesmo que dinheiro não traz felicidade e que de nada ele serve a não ser prestar serviços aos nossos caprichos, mas estes tempos de crise me fizeram ver que deve-se ter certa responsabilidade na administração do dinheiro. Por uma tarefa da faculdade que eu curso atualmente (administração) fui conferir a palestra do Gustavo Cerbasi sobre Finanças Pessoais; e me deparei com diversas questões que nunca pensei anteriormente, como crédito, dívidas, investimentos, trabalho, e jornada profissional.
Centralmente, todas as temáticas acima estão amplamente relacionadas num plano de sucesso profissional e financeiro (coisas diferentíssimas que com planejamento podem andar juntas). Para mim o mais importante foi entender que a trilha profissional em sua fase inicial deve ser alimentada com muita paciência e calma para chegar a uma posição de mais conforto. Outro ponto, foram questões que eu sempre desconheci sobre investimentos e acúmulo de dinheiro, e que é possível enriquecer se assumirmos uma posição mais consciente na nossa realidade financeira pessoal.
Para quem quiser ler o próprio autor sem ter de comprar os seus livros, neste link você chega no website do Gustavo Cerbasi. Tem também uma planilha excel para se organizar financeiramente.
Vamos tentar enriquecer?