Sobre a Confiança…
Sobre equipes, times, família, grupos de amigos, a turma!
Bom mesmo é analisar bem cada experiência, avaliar os aspectos de convivência a que estamos submetidos. Quem me conhece sabe que eu amo fazer isso. E conversar, e ouvir a respeito… afinal a vida fica melhor quando trocamos experiências. Então, vamos lá!
Em tempo de emprego novo as coisas ficam difíceis e até certo ponto bem desajustadas. Isso é muito normal, até porque tudo que exige adaptação testa nossos limites e nos tira da nossa linha de conforto. O lado positivo disso é que podemos contar com algum crescimento, já que as dificuldades nos trazem superação e autoconhecimento.
É nesse cenário que me encontro agora, pessoas novas, tarefas novas, ambiente… tudo se coloca diante de mim como novo. E eu? como reajo? Não tenho muita ideia para ser sincera… mas inserida numa equipe em que o trabalho de um depende e impacta nos outros, tenho pensado bastante na relação que se estabelece entre pessoas nesta situação.
Cheguei a uma conclusão que sempre dependemos dos outros, e por causa disto precisamos sempre estar inseridos em grupos que vão facilitar as nossas experiências. E o mas importante para ser bem sucedido na convivência é a relação de confiança.
Confiar é um exercício. Um ato que pode ser fácil para algumas pessoas, mas para outros tem de ser pensado e exercitado a cada dia. Além disso, a relação de confiança tem diferentes cenários para atuar, porém o princípio é o mesmo. Confiar!
Não esqueçamos o fato que uma relação se dá em duas vias a ida e o retorno. Para estabelecer a confiança demos sim confiar, e também devemos ser confiáveis.
Trago a analogia do paraquedas: a dobra do paraquedas tem de ser perfeita para garantir a abertura e segurança do paraquedista. Num grupo de pessoas q vc está inserido, em quem você confia para dobrar o teu paraquedas? E quem confiaria a você esta tarefa? Complicado né? Mas confiança é isso!
Reflita mais…
Beijos da Sina!