Ser o que se é apesar das opiniões alheias

Ser o que se é apesar das opiniões alheias

Confesso já de antemão que tenho estado numa vibe bem reflexiva… essa semana uma conversa despretensiosa de tudo me deixou pensando sobre a beleza de estar a vontade consigo próprio.

Consigo pensar em diversos exemplos de pessoas do meu convívio, ou até pessoas famosas que tem uma relação interessante com o ser o que se é, sem que a opinião do meio seja relevante o suficiente para alterar algo do seu comportamento.

Eu acredito que dentro de uma vida que temos, há varias outras vidas, e elas estão sempre causando influencias entre si. Há a vida que temos no trabalho; a que temos em casa, sozinhos; a que temos com a família; a que temos com o espelho; são inúmeras. E às vezes, nós conseguimos ser o que somos em algumas e outras não. Tudo isso porque encaixar-se num grupo nos torna mais comuns, e os padrões estabelecidos, seja de pensamento, financeiro, beleza etc passam a ser muito perseguidos.

Um exemplo infeliz que me recordo, é do meu saudoso Michael Jackson. Os famosos tem isso de bom, né? chegam a um grau que fazem parte do nosso convívio, e isso se eleva a ponto de podermos aprender com eles. Ele me ensinou, mesmo de muito longe, que não dá para parar diante do espelho por muito tempo desejando ser diferente do que se é. Não traz bons resultados.

Calma temos em todo canto um exemplo bom é só observamos mais atentamente, distanciando-nos do óbvio. Meu exemplo positivo? Um dos!  Meu namorado amado dança horripilantemente mal para os padrões mais básicos, mas ele ADORA dançar. O que ele faz? Vai lá e dança feliz e contente. As pessoas falam que é horrível e tal, ele não se defende, não se explica; ele ri bem satisfeito.

Por favor, não entendam isso como resistência à mudanças. Mudar faz bem, mas só quando é por você, não para se encaixar. A mudança é linda e necessária, mas isso é assunto para uma outra reflexão.

Tenho acreditado mais e mais que é preciso olhar muito para dentro buscando o autoconhecimento, a serenidade e a verdade. E olhar para fora sim, para entender e aprender com os outros. Afinal, nossa sina é se ensinar.

Bom Feriado!!!





About the author

Daiane Monteiro
Daiane Monteiro

Daiane Monteiro, carioquíssima; cosmopolita; apaixonada por arte; principalmente literatura, música e cinema. Uma observadora distraída para o óbvio e muito atenta ao inesperado! Pelo universo em que estamos é que me interesso... Aprender e ensinar é minha sina... Nossa sina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *