Sem passado… nem futuro

Sem passado… nem futuro

Na maioria das vezes as doenças neurológicas são vistas de forma superficiais por grande parte das pessoas, essas doenças te desmoralizam e te fazem perder a sanidade, pois ela consome seu único órgão insubstituível, seu cérebro.

 

Still Alice

Titulo Original: STILL ALICE 
Titulo no Brasil: Para sempre Alice
Ano: 2014
Duração: 101 min
Gênero: Drama
País de Origem: EUA
Direção: Richard Glatzer e Wash Westmoreland
Elenco: Julianne Moore, Kristen Stewart, Kate Bosworth, Alec Baldwin

 

 

 

COMENTÁRIO

Alice Howland (Julianne Moore) está orgulhosa e realizada com a vida que construiu. Aos 50 anos é professora de psicologia cognitiva na Universidade de Columbia, com uma renomada fama mundial, com um marido atencioso e três lindos filhos já encaminhados. Alice começa a sentir-se desorientada, percebe que seus esquecimentos não parecem de uma pessoa normal, um trágico diagnóstico muda sua vida, sua relação com a família e com o mundo para sempre. Com elegância e delicadeza, o filme, baseado na novela de Lisa Genova, nos acerca aos sentimentos daqueles que padecem do mal de Alzheimer e o drama que arrasa suas famílias.

Um roteiro sútil e simples sobre a evolução da doença de nosso século que apaga e aniquila quem você é, e todo o caminho andado e vivido até o momento para vivenciar esse demolidor processo inverso à crescer, que acaba com a pessoa que todos se recordavam.

 Muitos outros filmes abordam o drama da doença, talvez com um olhar mais cotidiano e trágico. Neste caso a história foge um pouco do comum porque o drama atinge uma pessoa jovem o que não é tão usual e além disso Alice é uma pessoa social e publicamente notória. Estes fatos diminuem um pouco a empatia com os personagens e com as situações dramáticas, mas é um enfoque interessante, e é mostrado quase em primeira pessoa através da excelente atuação de Julianne Moore, que merecidamente  recebeu o Oscar 2015 como melhor atriz.

O drama mostra um pouco da relação entre Alice e seus filhos, a forma com que cada um reage a descoberta da doença e como cada um deles tenta ajudar Alice a vencer cada dia, cada momento e cada perda.

Algumas atuações não convencem, de Baldwin, e da Kristen Stewart. O final fica um pouco a desejar, tudo termina de uma forma muito linear e sem muitos altos e baixos.

Still Alice - Sequencia

 

FILMES RELACIONADOS
RESUMINDO
Não é um drama para derramar lágrimas, mas é um bom drama!
TRAILER





About the author

Janaina e Marcelo
Janaina e Marcelo

Apaixonados pelo cinema, sempre encontramos tempo para assistir filmes atuais, antigos, estrangeiros ou nacionais. E só apertar o “play” que corremos para nos entregarmos a mais uma história. Não somos críticos da sétima arte, mas somos profissionais em dar “pitacos”. Por isso esperamos que desfrutem, critiquem e comentem nosso ponto de vista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *