Olha a feira (parte 2)!
Há duas semanas falei aqui sobre a feira do Rio antigo. Outra feira que é top no quesito tradição é a feira das yabás.
“*Iabá, Yabá ou Iyabá , é um termo quer dizer Mãe Rainha, é o termo dado aos orixás femininos, Yemanjá e Oxum. No Brasil esse termo é utilizado para definir todos os orixás femininos em geral”… e esta é a homenagem que fazem às mulheres que são a roda viva da feira.
Esta feira maravilhosa acontece em Madureira, mais precisamente em Osvaldo Cruz na Praça Paulo Portela, a feira acontece a cada segundo domingo do mês e amanhã, além de homenagem às mamães, a feira com certeza receberá um convidado especial.
Também tenho um carinho ultra especial pela feira, pois são 16 barracas, comandadas pelas matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz, que apresentam suas delícias e não deixam a culinária negra carioca cair no esquecimento.
E como Portelense que sou, outro ponto importante é a participação da velha guarda da Portela em todas as edições da feira. Como? Tia Surica oferece mocotó e aipim com carne-seca; Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo… e por aí vai.
Além destas delícias que retomam a nossa descendência afro, a feira conta com muito samba nas rodas que são comandadas por Marquinhos de Oswaldo Cruz e trazem um ou mais convidados por edição.