O friozinho pede vinho!
Estou longe de ser uma especialista em vinhos, mas aprecio muito a bebida de modo que ao longo dos anos venho pesquisando a respeito. Fato que o friozinho pede um vinho e como a sina nossa é se ensinar, vou liberar umas dicas que aprendi e uso para degustar a bebida.
Uma dica ultra essencial é sobre a armazenagem do vinho, que não deve ficar na geladeira direto, e sim num local onde possa estar inclinado e sem luz direta, e seco; pois a temperatura pode alterar o sabor do vinho e a posição pode fazer com a rolha resseque e alterar as propriedades do vinho. Gelar demais esconde os aromas. O ideal para os tintos é uma temperatura entre 18 e 16°C; os brancos e rosés de 7 a 10°C; e os espumantes de 5 a 8°C.
Degustar o vinho, acredito eu, leva tempo. E saber harmonizá-lo também. A taça é ideal para a degustação, assim como de cervejar especiais. Para sentir o aroma o melhor é a de bojo amplo, cujos lados afinem em direção à borda. Preferencialmente lisa e transparente, sem detalhes. Assim, você pode contemplar e sentir melhor os aromas do vinho, o tamanho e espessuras que se alteram confirme branco, rosé, e tinto (meu queridinho do inverno).
Por falar nas cores, que é uma forma de classificar o vinho, elas são obtidas no preparo:
- Tinto – Elaborado a partir de variedades de uvas tintas. A diferença de tonalidade depende de tipo de fruto e maturidade.
- Rosado – Produzido de uvas tintas, porém após breve contato, as cascas que dão a pigmentação ao vinho são separadas. Obtém-se também um vinho rosado pelo corte, isto é, pela mistura, de um vinho branco com um vinho tinto.
- Branco – Produzido a partir de uvas brancas ou tintas, a fermentação é feita com a ausência das cascas.
Outra forma de classificação é pelo teor de açúcar:
- Seco – Possui até 5 gramas de açúcar por litro.
- Meio Doce – Possui de 5 gramas a 20 gramas de açúcar por litro.
- Suave – Possui mais de 20 gramas de açúcar por litro.
Esta delícia há mesmo que degustar, porque o vinho é uma bebida que se deve beber com moderação, afinal quem já bebeu vinho por beber e irresponsavelmente conheceu o famoso porre de vinho (risos!). Mas, basta intervalá-lo com água e você tem a intenção de beber mais de duas garrafas. E se for misturar… LEMBRE: Brancos antes dos tintos. Beba os secos antes dos encorpados: vinhos fortes ou fortificados irão sobrepor-se aos mais leves. Vinhos envelhecidos merecem ser bebidos sozinhos. E lembre-se: troque as taças ao mudar o tipo de vinho servido!
Bom sábado e apreciem com moderação rsrsrs!