Bem-vindos ao Na TV
Assistir TV é fácil; falar sobre TV, nem tanto. Esse aparelho entrou no mercado como uma ferramenta de comunicação e entretenimento revolucionária, mas nunca ganhou o mesmo status que outros meios. Por isso, assumir ser aficionado por TV é algo que poucas pessoas estão dispostas a fazer, sob o risco de serem rotuladas como ‘desocupadas’ ou mesmo ‘alienadas’.
Mas será que ainda dá mesmo para dizer que a atual programação dos canais, sejam eles brasileiros ou estrangeiros, é apenas alienante?
Os tempos mudaram, os formatos também; a diversidade de programas, filmes, documentários e séries de alta qualidade não só tem criado legiões de fãs como tem ajudado a moldar seus pensamentos e impactado as culturas de quem os assiste.
As séries históricas são um ótimo exemplo dessa nova TV. Séries como Os Bórgias, Os Tudors e Vikings, apenas para citar algumas, contam com tramas ricas, além de fotografia, efeitos sonoros/especiais e figurinos dignos das mais elaboradas produções de Hollywood. Para além do aspecto estético e cinematográfico, ainda conseguem manter o equilíbrio entre a romantização e os fatos, alcançando grandes níveis de audiência.
Mas a qualidade da programação televisiva nos últimos anos não se resume às séries históricas. As produções mais recentes de ação e suspense são de temas tão diversos e bem elaborados que é difícil encontrar quem não se apaixone por pelo menos uma delas. Há desde as mais ‘intelectuais’ como a intrigante série Sherlock, da inglesa BBC, como as que questionam os limites da nossa moralidade, como Breaking Bad.
A ficção também tem ganhado terreno, e séries como The Walking Dead e o hit Game of Thrones estão aí para mostrar que mesmo o inacreditável se torna possível quando a experiência e os recursos de grandes produtoras se encontram com equipes de alto nível. Seguindo a onda de sucessos cinematográficos, as séries de TV sobre super-heróis também vem ampliando cada vez mais seu público, e produções como Gotham, Arrow e a mais recente, O Demolidor, tem recebido muitos elogios, inclusive da crítica especializada.
A comédia, esse gênero tão querido pelo público, também não tem ficado para trás. Rompendo as barreiras do convencional, as novas produções tem explorado enredos originais, como é o caso de Orange is the New Black, ou procurado dar um novo olhar ao familiar, como em Modern Family e New Girl. Isso sem falar naquelas séries que gostamos porque são simplesmente ótimas, como The Big Bang Theory.
Por último, até os reality shows, os patinhos feios da TV mundial e os maiores argumentos para o rótulo da alienação, avançaram muito desde sua invenção. Programas como À Prova de Tudo, Trato Feito e Quem Dá Mais são apenas alguns dentre os inúmeros exemplos atuais de como é possível entreter informando.
Em resumo, a TV é um universo imenso a ser explorado e, nessa nova coluna do ZBlog, o leitor poderá ler sobre retrospectivas, dicas de séries, opiniões, perfis e notícias de tudo o que passa na telinha. Em Na TV, os assumidamente aficionados por TV se encontram, por isso leiam, opinem, compartilhem e, acima de tudo, sintam-se à vontade.
Fotos: Showtime/ CBS.