Nesta páscoa reflita…
Feliz páscoa a todos!
Quando pensei em escrever sobre a páscoa aqui no Zblog, fiquei preocupada em ser clichê, conversei com a Zaida, e ela como sempre me deixou super a vontade. Na verdade ela foi até além, e me encorajou, porque batemos um papo interessante sobre o que é a páscoa de fato.
A celebração da Páscoa é muito popular no Brasil. Semana santa, comemos peixes. Domingo trocamos chocolates. É de fato um feriado festivo bem empolgante. Nestes dois últimos feriados viajei na semana santa, aqui dentro do Brasil mesmo, e fico muito feliz em ver a preocupação da Igreja em fomentar o real significado deste feriado. Nas duas ocasiões me deparei com belas amostragens da paixão de Cristo.
A Páscoa (para os judeus: Passach) significa Passagem começou a ser festejada após a libertação de uma época de escravidão no Egito, e por consequência a esperança de um povo inteiro poder se reunir como nação, tendo uma vida melhor.
Para os cristãos, e católicos, a Páscoa é o anúncio do Passach, mais a repetição da história de libertação dos tempos de escravidão, e de que o tempo de renovação sempre vem. E que não importa o quão difícil está o tempo, a vida, o desafio, sempre há esperança.
Se tomarmos o exemplo do povo judeu, que enfrentou o desafio de ter perto de si o anjo da morte sob promessa de libertação, e alcançou depois de muito persistir a sonhada liberdade, vemos que há motivo para esperar o melhor do futuro. Ou, ainda, e mais belo, se tomarmos o exemplo do homem a quem mais respeito, Jesus, que em momento algum desistiu da humanidade, e ainda hoje nos ensina, vemos que a todos os desafios que nos são confiados é possível vencer.
Com o post de hoje, não pretendo ser religiosa nem forçar religiosidade, mas pretendo ressaltar a humanidade contida nestes exemplos de situações extremamente desfavoráveis que se tornaram exemplos de superação. E que possamos refletir a renovação e nunca nunca perder a esperança e o apreço pelo que há de vir…
Lembremos que os momentos difíceis precedem os tempos de alegria.
Mais uma vez, Feliz Páscoa!