Etiqueta é outro nível
Esquece as regras pra se sentar à mesa ou os trajes que devemos vestir nos diferentes eventos. Não que estes não sejam importantes, porque o são, mas porque quando não somos agraciados por um espírito elevado, ou não somos agradáveis por natureza, a etiqueta se torna tudo com o que podemos contar…
Sabendo que a boca fala do que o coração está cheio, vou assumir que escrevemos também do que mais se coloca no nosso interior. Esta semana pude refletir bastante sobre como as pessoas e eu também nos portamos nos lugares em geral. E me vi com a máxima: Gente que tem etiqueta é outro nível.
E é mesmo. Ter etiqueta é preocupar-se com a imagem que projetamos no outro e nas micro sociedades a qual participamos. E eu comecei a me perguntar será que as pessoas se preocupam com isso?
Quando comecei o post e disse “esquece as regras de comportamento à mesa e code dress”, é porque a falta de etiqueta se coloca muito no que nós falamos, na maneira como damos nossa opinião e como respeitamos a opinião do colega. Antes de etiqueta isso significa respeito, mas nos dias que vivemos estes conceitos têm ficado esquecidos, então acredito que etiqueta é mais fácil de treinar e praticar.
Separei algumas dicas que podem ajudar:
1- Seja agradável, sorria, se sua fala não servir para agradar, melhor mesmo é falar nada.
2- Num ambiente misto evite comentários preconceituosos.
3- Ao dar opiniões faça de maneira respeitosa, afinal cada um é um universo.
4- Evite brincadeiras de tom duvidoso.
5- Pratique o respeito para exigi-lo de volta. Aqui vale a mesma regra Gentileza gera Gentileza!
É importante observar a volta e ver em nós mesmos o que pode ser melhorado. E lembrem-se: Etiqueta é outro nível.
Abreijos!