Empowerment
Muito ligado ao cenário de negócios, e administração, o termo empowerment (empoderamento) vem sido incluído na nossa cultura. Mas o que o conceito pode nos trazer de positivo?
O sucesso, muitas vezes, é apenas uma questão de controle. A condição de sentir-se frustrado costuma estar ligado ao fato de as coisas não acontecerem como gostaríamos. É bem verdade que nem tudo na vida acontece do jeito que queremos, caso contrário, seríamos uma espécie mais mimados do que já somos. Porém, algumas coisas podem tomar o rumo que queremos sim, ou pelo menos bem próximo ao nosso desejo. A questão é: estamos pronto para tomar as rédeas da situação?
Empowerment, no conceito ligado aos negócios, é a descentralização de poderes. Se pensarmos numa empresa familiar comandada pela figura do pai que centraliza todas as decisões, o empowerment é o processo de crescimento e desenvolvimento das pessoas desta empresa para que tomem o seu papel na tomada de decisões. Não existe uma gestão perfeita, mas atualmente, muitos problemas profissionais se dão porque o empowerment não está devidamente aplicado, e isso gera incerteza e frustação nos colaboradores.
Mas onde quero mesmo chegar, é na abordagem psicológica, sociológica e filosófica do empowerment. Pois acredito que isso sim deve ser pensado, meditado e praticado por nós todos os dias por trazer e proporcionar evolução pessoal. Em sua forma literal, o termo inglês empowerment significa “empoderamento”, um neologismo que designa as relações de poder dentro de uma sociedade.
Socialmente, com todas as coisas críticas que têm acontecido no Brasil o termo <Empodere> figura nas redes quando o assunto são as classes prejudicadas. É a metodologia escolhida dos movimentos feministas, por se referir ao aumento de força política e social deste grupo tendo como base o fortalecimento de suas capacidades únicas.
Individualmente, como disse antes, é uma ação para ser pensada todos os dias. Somos seres dotados de capacidades únicas, pensamentos únicos e podemos adotar abordagens infinitas. Basta sermos pacientes, tolerantes e as coisas começarão a acontecer.
Tenho acreditado num empoderamento individual, que esteja baseado na essência do que somos e em cada coisa que fazemos. Portanto, o sucesso não mais está ligado ao que nos é permitido e como as coisas acontecem. Com o empoderamento nosso sucesso é dependente só da nossa capacidade e do nosso desenvolvimento frente às dificuldades e de como tomaremos as nossas decisões.
Tomar as rédeas da situação e não esperar uma decisão para nossas vidas que não seja a nossa! É isso! Empodere-se!