Qual é o valor das suas lembranças?
COMENTÁRIO
O filme está baseado na história real de Maria Altmann (Helen Mirren), uma mulher judia que fugiu da Viena (Áustria) durante a Segunda Guerra Mundial e que na década dos 80 retorna a Viena para recuperar a propriedade dos quadros de família roubados pelo regime nazista e que viraram símbolo nacional da Áustria. Entre as obras se encontra o célebre ‘Retrato de Adele Bloch-Bauer I’, de Gustav Klimt
Um jovem e inexperiente advogado Randy Schoenberg (Ryan Reynolds) vai ajudá-la nesta luta contra o governo austríaco. Mas nada será fácil e Áustria vai se opor energicamente à restituição das obras primas, deixando para eles como única saída entrar com um processo judicial para o qual vão ter que dispor de vários milhões para depositar como caução. Tudo parece perdido e Maria até decide desistir para continuar sua cotidiana vida em Los Angeles
Mas logo depois , uma sutil falha do governo austríaco, vai permitir que se inicie uma ação junto à Suprema Corte dos Estados Unidos, abrindo o caminho para que Maria volte a sentir-se mais perto de seu pretendido legado.
O filme, em dois linhas argumentais paralelas, ao tempo que acompanha detalhadamente a epopeia judicial empreendida, vai nos revelando o duro passado familiar da mulher judeia tratando de fugir do regime nazista.
A história é interessante, embora cinematograficamente seja pobre, mas só pela bela atuação da Helen Mirren, consegue um resultado muito bom.