Papo de Teatro: As Noviças Rebeldes
Saímos da toca e fomos assistir ‘As Noviças Rebeldes’ no último final de semana. Eu e a dona deste blog já assistíramos ao espetáculo. Porém nunca juntos. Então foi a oportunidade de conferir a nova montagem e iniciar a comemoração dos nossos 10 anos de casados.
Vocês podem até achar que estou com mania de freiras já que na semana passada falei do musical ‘Mudança de Hábito’. Garanto que foi coincidência. O que ocasionou este novo post foi um erro de comunicação. Minha mãe confundiu as duas peças e mencionou uma no lugar da outra, o que é bem comum já que ambas são musicais com freiras no plot.
Leia o post da Zaida Campbell falando sobre o look usado no último final de semana.
O erro acabou sendo proveitoso. Como o musical ‘As Noviças Rebeldes’ estreou no Theatro NET Rio, lembrei que para os assinantes da NET é garantido 50% de desconto. Opa! Falou a minha língua. Para quem não sabe, o Theatro NET Rio funciona na antiga sala Thereza Raquel, em Copacabana, no shopping Cidade Copacabana (naquele das lojas de antiguidade).

O Theatro NET RIO fica na Rua Siqueira Campos, no shopping Cidade Copacabana, bem ao lado da estação do Metrô.
DICA IMPORTANTE: se você for assinante da NET, e comprar o ingresso com desconto, não esqueça de levar a fatura junto com os ingressos. É obrigatória a apresentação da mesma!
UM POUCO DO PASSADO
Nem me lembro ao certo quando assisti pela primeira vez ‘As Noviças Rebeldes’. Mas foi lá nos anos 90. Morava em frente ao SESC Tijuca e costumava frequentar o teatro do clube dos comerciários (acabo de recordar que a biblioteca também. #souCulto e velho, claro). O elenco era de primeira: Totia Meirelles, Liane Maia, Cidinha de Paula, Dhu Moraes, Sylvia Massari e Fafi Siqueira. Vou confessar que além do elenco, só me restava a uma vaga memória afetiva.

Olha a Teatro SESC Tijuca. Frequentei muito na… no passado resume bem.
A peça fazia o maior sucesso e já tinha percorrido todos os teatros do Rio de Janeiro. Acho que até já tinha viajado e estava de volta à cidade para o circuito SESC. O musical é uma versão de um grande sucesso da off-Broadway, com mais de 3.600 apresentações. Por ser um musical cenicamente simples, foi trazido para nós pelas mãos de Wolf Maia. Vale lembrar que nos primórdios dos anos 90 os musicais brasileiros eram muito raros. Tirando montagens do próprio Wolf com ‘Blue Jeans’ e Claudia Raia com os ‘Não Fuja da Raia’, poucos se destacavam.
E A MONTAGEM ATUAL?
Minha mãe leu o meu post da semana passada (obrigado mãe!) e confundiu ‘As Noviças Rebeldes’ com a estreia de ‘Mudança de Hábito’. Com razão: é musical, tem freira e é engraçado, logo são a mesma coisa e no fim vai todo mundo morrer mesmo, né? Só que a confusão despertou minha curiosidade e acabei comprando os ingressos para o dia 14 de março (um dia depois da estreia).
O novo elenco conta com Soraya Ravenle, Sabrina Kogut. Helga Nemeczyk, Maurício Xavier e Carol Punte. Embora todo o elenco esteja muito bem, meu destaque vai para Sabrina Kogut. Para quem não assiste musicais, Sabrina é mais conhecida pela Adenóide, da série ‘Pé na Cova’. Prefiro me lembrar dela pelas brilhantes atuações em ‘Avenida Q’ e ‘Xanadú’. A ideia de colocar um homem como uma das freiras também é muito legal, embora não original. ‘As Noviças Rebeldes’ já teve uma montagem brasileira só de homens, pela Cia. Baiana de Patifaria.
Resumo: recomendo a peça. E busquem pela hashtag #AsNovicasRebeldes para identificar a ‘selfie’ feita pelo elenco no final do espetáculo.