Birdman libera a lista de indicações do Globo de Ouro. Queremos ver!
Saiu a lista dos Golden Globes e vamos logo ver se estamos atualizados. Ultimamente minha resposta é sempre a mesma: não. Mas entre os indicados a melhor comédia ou musical tem um filme que está na minha lista to do: Birdman.
Antes que venha alguém dizendo “que tédio, mais um filme de herói”, peço que verifiquem a resenha. Esta é a primeira comédia do mexicano Alejandro González Iñarritu, diretor de Babel e 21 gramas (Renato também é cult!), e fala sobre os bastidores da indústria do entretenimento nos Estados Unidos.

O diretor Alejandro González Iñarritu brinca com a indústria do entretenimento em Birdman.
Ironicamente estrelado pelo 1º Batman, Michael Keaton, Birdman conta a história de Riggan Thompson, um ator que percebe o declínio de sua carreira após recusar o papel de um super-herói-ícone-pop (o Birdman do título) para um quarto filme. Decide então migrar para o teatro em busca de reconhecimento e prestígio para atuar, produzir e dirigir um texto consagrado da Broadway.

Michael Keaton interpreta Riggan Thompson, ator que vê o ocaso de sua carreira ao desistir de uma franquia blockbuster. E encontra mais problemas ao procurar prestígio na Broadway, ao mesmo tempo em que é assombrado por vozes e pelo próprio Birdman.
Ele talvez não contasse que a decisão traria tantos percalços. Lidar com o temperamento do ator do momento, vivido por Edward Norton, os dramas sentimentais da atriz (Naomi Watts), a busca incessante por lucro do agente (Zach Galifianakis) e o relacionamento com sua filha, interpretada por Ema Stone, que o considera um pai ausente. Tipos tão característicos do showbusiness americano e também tão universais. Seria diferente aqui no Brasil? Acredito que não.
Pra complicar ainda mais a história, Riggan parece viver um conflito de identidade. Ouve vozes e por vezes acredita ser (ou estar) incorporando o super-herói Birdman. #TaFacilPraNinguem.
Ao todo Birdman recebeu sete indicações aos Golden Globes, incluindo filme, diretor e ator. Veja a lista completa de indicações aqui.
Birdman abriu o festival de Veneza (embora tenha sido ignorado nas premiações) e lançado nos Estados Unidos em outubro. Será lançado no Brasil somente em janeiro. Claro que há meios de assisti-lo já, mas como estou enrolado ainda não tive oportunidade. Verei em breve e volto para falar mais sobre ele.
Assista ao trailer oficial:
Visite o website oficial de Birdman.