Ada Lovelace
Em 10 de dezembro vamos comemorar os 200 anos de nascimento de Ada Lovelace. Para as mulheres que trabalham com informática (eu!), Ada é uma inspiração: ela foi a primeira programadora de computadores da história!
Ada Augusta Byron King, a Condessa de Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa. Filha de Lord Byron, o poeta britânico, ela é reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina.
Ela foi uma pioneira na área de computação e participou no projeto de Charles Babbage (considerado o criador do computador moderno). Em sua homenagem, na década de 70 foi criada uma liguagem de programação, chamada Ada.
Mulheres em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática
Ada foi uma mulher à frente do seu tempo em uma área predominantemente masculina. Mas até hoje as mulheres representam uma pequena parcela nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (campos STEM – Science, Technology, Engineering, Mathematics).
Não se sabe ao certo o motivo (psicológico, biológico, social) da pouca representação das mulheres áreas de ciências e tecnologia, mas algumas empresas e universidades vêm incentivando a presença feminina nestas áreas.
As iniciativas premiam mulheres cientistas de destaque e aumentam suas oportunidades acadêmicas e profissionais. O intuito é despertar desde cedo o interesse nas meninas pela ciência e tecnologia, para futuramente este quadro ser revertido.
Vamos conhecer algumas destas iniciativas?
Anita Borg Institute – O ABI motiva as mulheres em suas carreiras com programas e prêmios que destacam suas realizações.
Google Women – Cria oportunidades na web para as mulheres de todo o mundo e capacita as meninas para a próxima geração de líderes digitais.
L’Oréal-UNESCO For Women in Science – Primeiro programa dedicado a mulheres cientistas no mundo, foi fundado em 1998, na firme convicção de que o mundo precisa de ciência e a ciência precisa de mulheres.
Notable Women in Computing – Mostra os feitos de mulheres que se destacaram na Ciência da Computação em todo o mundo.
Women at Microsoft Employee Resource Group – Para as meninas, a Microsoft promove o estudo da ciência da computação e criar nelas o interesse nas carreiras tecnológicas. Para as mulheres, a empresa cria programas que visam atrair, recrutar, reter e desenvolver seu desenvolvimento no campo da informática.
Parabéns, Ada!
Beijos :*