7 Passos para ser um PMP!
Desde que terminei minha pós-graduação em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas (APGS), na PUC-Rio, há 15 anos atrás, quero fazer aprova de certificação PMP (Project Manager Professional) , mas só neste ano de 2015 consegui. Quer saber como? Clica logo no Leia mais!
Ano passado meu amigo Cristiano Hespanha me chamou para fazer um curso preparatório para prova PMP com ele e o Guilherme Castro, da Trippy, no Project Lab. Nem acreditei quando ele falou, pois há muito tempo queria fazer este curso (minha amiga Rosenira Gomes já tinha me indicado há um tempão). Mas sabe como é, sempre estou fazendo milhares de coisas ao mesmo tempo…
As aulas começaram em setembro de 2014. Nas primeiras 40 horas para estudamos a 5ª edição do PMBok (a Bíblia de gerenciamento de projetos). Era cansativo demais: depois de um dia de trabalho, ficávamos de 18h30 às 22h30 em uma sala de aula! Por sorte, o professor Paulo Thomaz não deixava ninguém dormir! Fazia brincadeiras, tinha trabalho em grupo com disputa para ver qual grupo venceria, filmes, ou seja, de um tudo para prender nossa atenção e fazer com que os conceitos entrassem no nosso sangue! #deucerto

A turma toda reunida!
Na sequência fizemos mais 24 horas preparatórias usando o livro da Rita Mulcahy, também com o Thomaz. No final criamos um planejamento de estudo e caímos dentro.

Planejar e seguir o planejamento é uma das chaves do sucesso!
Fizemos a prova em 6 de janeiro de 2015. Infelizmente não passei, mas o Cris e o Gui passaram. Fiquei muito feliz por eles, mas chateada por não ter conseguido. Eles foram 1000 e me deram força para não desistir! Ah! O Thomaz também! Recebi uma mensagem dele que não tinha como não dar meter as caras no estudo para fazer a prova de novo! E, é claro, o Renato Gianini, meu marido amado!
Li o livro da Rita mais umas duas vezes, com foco principalmente nas minhas fraquezas. Refiz as 24 horas do preparatório no Projectlab. E marquei a prova para dia 14 de abril.
Genteee, estudava em casa, no metrô, na sala de espera do médico! Enfim, em todos os lugares. Deixei de passar tempo com a família, visitar meus pais, sogra e sobrinhos. Sempre estudando e seguindo o meu planejamento! #focototal
O final de semana antes da prova foi tenso porque criei uma pressão muito grande para passar. O Renato, depois me confessou que estava com medo de eu ter um piripaque.
No dia da prova acordei bem cedo, revi as fórmulas e parti para o local. Desta vez fiz a prova mais relaxada e tranquila! E no final, a recompensa: PASSEI! #uhu
Que felicidade!!! Que alívio!!! Todos sentimentos juntos e misturados! Agora sou uma PMP!
Ah! É claro que não me esqueci de avisar a todos que me ajudaram e torceram por mim! #agradeceréimportante
Aqui estão 7 passos para ajudar na obtenção da certificação:
1. Faça um planejamento de estudo e siga-o!
É importante saber quantos capítulos você vai ler por dia, quando fará o primeiro simulado, etc.
2. Leia o livro da Rita pelo menos 3 vezes!
A maior parte das questões da prova é situacional, por isso, é imprescindível ter certeza que você entendeu o conceito para aplica-los na s situações dadas!
3. Faça um resumo de cada capítulo!
O resumo ajuda você a fixar a matéria! Além disso, vale a pena ler o resumo no final de semana que antecede a prova! #ficaadica
4. Faça os exercícios, veja o que errou e volte a estudar somente o que errou!
Parafraseando meu amigo Alexandre Varela: “o que você acertou você já aprendeu, dê atenção aos seus erros porque aí estão suas fraquezas!”.
5. Faça dois simulados!
Mais que dois é complicado fazer porque algumas perguntas se repetem e você pode ter a falsa ideia de que está dominando o assunto e não é bem assim…
6. Anote seus erros e estude-os mais uma vez!
O conceito aqui é o mesmo do passo 4! 🙂
7. Crie uma lista de fórmulas!
Antes da prova começar, você receberá papel e lápis e você pode fazer o download das fórmulas! Não é cola, hein! É escrever as fórmulas que você estudou para fazer as questões com mais calma! Eu quase que psicografei as fórmulas na segunda prova!
Em resumo: experiência profissional na área, dedicação, foco, determinação e muito estudo são elementos essenciais para você se tornar um PMP! #valeapenaseesfoçar
Muah!